Sistema de Controlo de Acesso
O Que é Sistema de Controlo de Acesso
Se precisa de controlar o acesso físico a qualquer local, como a sua propriedade, a sua loja, etc., então precisa de um Sistema de Controlo de Acessos. A pessoa que entra pode ser um empregado, um empreiteiro ou um visitante e pode estar a pé, a conduzir um veículo ou a utilizar outro meio de transporte.
Um sistema de controlo de acesso é um sistema de segurança eletrónico. Normalmente, utilizam um identificador, como um cartão de acesso, uma palavra-passe ou mesmo a sua impressão digital, para autorizar as pessoas a entrar em determinadas áreas. Os sistemas de controlo de acesso registam quem acedeu onde e quando, e podem fornecer dados valiosos para o ajudar a controlar a forma como os seus edifícios e locais estão a ser utilizados.
Porquê utilizar um sistema de controlo de acesso e não chaves?
As chaves são a forma mais simples de controlo de acesso físico e o método utilizado por muitas organizações mais pequenas. No entanto, mesmo para uma pequena empresa, a utilização de chaves tem várias falhas e limitações - especialmente à medida que a organização cresce. De seguida, apresentam-se apenas alguns dos problemas apresentados pela utilização de chaves:
- As pessoas perdem as chaves
Se alguém perder uma chave, é necessário substituir a fechadura para garantir que a chave perdida não pode ser utilizada indevidamente. Depois, é necessário distribuir novas chaves a todas as pessoas que precisam de aceder a essa porta.
- As chaves não deixam rasto
Não é possível ver se e quando alguém utilizou uma chave, pelo que não se sabe quem entrou nem a que horas.
- As chaves são difíceis de gerir
Se alguém precisar de entrar em muitos edifícios e divisões diferentes, precisará de um grande número de chaves, que são inconvenientes de transportar e utilizar. Pode ser difícil lembrar-se de que chave é para que porta, mas é demasiado arriscado para a segurança etiquetá-las.
Controlo de acesso e segurança
Com um sistema de controlo de acesso eletrónico, é possível evitar os inconvenientes da utilização de chaves convencionais e ganhar controlo.
Este sistema permite gerir:
- Quem pode ter acesso
Pode querer permitir o acesso automático aos empregados, mas gostaria que os visitantes e os prestadores de serviços se apresentassem na receção à chegada.
- As portas a que têm acesso
Pode querer que apenas algumas pessoas tenham acesso a determinadas áreas. Por exemplo, os seus gestores podem entrar em todas as áreas, mas o pessoal do armazém só pode aceder às áreas do armazém.
- A que horas podem aceder
O pessoal do armazém pode ter acesso apenas durante o seu padrão de turnos normal, enquanto os gestores podem entrar nas áreas a qualquer altura.
O que lhe dá ainda mais controlo é que um bom sistema de controlo de acesso permite-lhe definir estes parâmetros para cada indivíduo. E pode actualizá-los rápida e facilmente sempre que necessário.
Também lhe mostrará quem acedeu onde e quando, para que, se houver um incidente, seja mais fácil determinar quem poderá estar envolvido.
Identificadores para sistemas de controlo de acesso
Os cartões de acesso continuam a ser os identificadores mais comuns utilizados nos sistemas de controlo de acesso. O utilizador apresenta o seu cartão a um leitor e, se todas as condições armazenadas no sistema forem cumpridas, é-lhe permitida a entrada.
Existem outras opções para os cartões e algumas oferecem níveis de segurança mais elevados
Métodos de identificação:
Algo que está na sua posse - como um cartão de acesso, um crachá ou outro tipo de etiqueta de identificação.
Algo que se memoriza - por exemplo, um PIN ou uma palavra-passe.
Algo que só o utilizador possui - identificadores biométricos, como a impressão digital ou a íris.
Cada método de identificação tem vantagens e desvantagens, pelo que a escolha do método depende da situação. Pode escolher um método para portas exteriores e outro para portas interiores.
E se eu quiser aumentar ainda mais a segurança?
Também é possível combinar dois métodos de identificação. A isto chama-se verificação - utiliza-se o primeiro método para se identificar e o segundo para verificar se é o próprio. Assim, para uma sala com bens valiosos, pode ser pedido às pessoas que utilizem o seu cartão de acesso para se identificarem e, em seguida, que forneçam um PIN ou apresentem a sua impressão digital para verificação.
Se precisar de ajuda ou tiver dúvidas sobre qual é a melhor configuração para as suas necessidades, não hesite em contactar-nos, a equipa da Infofort está aqui para ajudar